Leituras de fim de semana


O Novo Vegetariano de Yotam Ottolenghi é uma das minhas sugestões de leitura deste fim de semana. Provavelmente já tiveram oportunidade de o ler e experimentar, aliás recentemente ficou disponível a versão portuguesa do segundo volume do autor que já faz parte da minha lista de desejos para este Natal…

o-novo-vegetariano-1

Para mim, é um dos melhores chefes a cozinhar os legumes de uma maneira diferente e a fazer deles os protagonistas de uma refeição. E as receitas deste livro são prova do seu talento na combinação de ingredientes e sabores improváveis que nos deixam completamente deliciados e surpreendidos por não sentirmos falta da presença de carne ou peixe. Acho que é uma boa sugestão para quem quer introduzir mais legumes nas suas refeições diárias ou impressionar familiares e amigos. Algumas das receitas podem parecer complicadas de fazer ou com ingredientes desconhecidos e difíceis de encontrar, mas hoje em dia as compras online e o aparecimento de produtos alternativos nos supermercados vieram minimizar essa questão. Pelo menos para mim, é uma forma de diversificar e ter mais opções de experimentar e cozinhar os legumes e cereais como alternativa às tradicionais proteínas animais. Os sabores são fantásticos, como a receita da foto da capa, acreditem que não é só a imagem que é incrível, o original é igualmente bom com um sabor  leve e fresco, que me fez considerar melhor o potencial da beringela e dar-lhe o devido valor que ela merecia na minha alimentação.

Outros artigos interessantes…

E por falar em cozinhar, queria ainda partilhar estes dois artigos interessantes que encontrei na Internet e que indicam alguns cuidados a ter sobre a forma como cozinhamos os alimentos. Desde a temperatura e o modo de confecção, que podem alterar e destruir as propriedades benéficas dos alimentos. Por exemplo, os grelhados a temperaturas demasiado elevadas podem originar e contaminar os alimentos com compostos cancerígenos. Como também, o próprio material dos utensílios de cozinha que usamos na preparação e armazenamento da nossa comida podem ser prejudiciais para a nossa saúde. Visto que a elevadas temperaturas e ao longo do seu degaste podem adicionar toxinas como metais pesados e compostos plásticos aos alimentos que neles confeccionamos e ingerimos.

Espero que gostem das minhas sugestões de leitura para este domingo chuvoso!

Boa continuação do vosso fim de semana!

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *