Gnocchi de abóbora e nozes são deliciosos e ao contrário das outras massas frescas italianas, é surpreendentemente fácil e rápido de fazer em casa. Quem disse que não podemos fazer e comer massa fresca de legumes e sem glúten?
Gosto muito de massas frescas italianas, mas as tradicionais que encontramos na maioria são de trigo, com glúten e por vezes pesadas de digerir. Poder fazê-las em casa seria uma boa oportunidade para ter sempre acesso a uma massa com produtos frescos, mais fáceis de digerir e até mais saudáveis com legumes. Mas também implica mais tempo e paciência para as fazer. Por isso, quando vi receitas de gnocchi, uma massa com batata, achei que o seu método de fazer era mais acessível e rápido. E até uma boa maneira de começar a fazer massas frescas cá em casa. O seu aspecto é mais rústico e com formas menos perfeitas, mas acho que impressiona sempre os convidados pela sua frescura e sabor reconfortante.
O que tem de especial?
É uma receita saudável que permite incluir vegetais e disfarça-los para os mais sépticos, na forma de uma massa saborosa. É um prato mais rústico, quente e confortável para comer no inverno. Podendo ser servidos como prato principal ou acompanhamento.
A tradicional farinha de trigo foi substituída por trigo sarraceno, que é bastante nutritivo, dá energia, não contém glúten e tem um sabor a noz que combina bem com a abóbora e a batata. Já a abóbora é rica em antioxidantes que ajudam a combater o cansaço e a proteger o nosso sistema imunitário.
No caso da batata, é associada à ideia de ser um legume calórico, mas é muito nutritivo e rico em boas fibras como nos restantes ingredientes. As fibras auxiliam na manutenção do bom funcionamento do nosso sistema digestivo, no combate da inflamação intestinal e na eliminação de toxinas. Sendo uma boa opção para quem consume pouca fibra e sofre de obstipação. Como se verifica em alguns casos de quem pretende seguir a dieta low FODMAP.
Gnocchi de Abóbora e Nozes
Médio / 45min + 1h descanso/ 2 pessoas
[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]
Ingredientes (de preferência biológicos):
- 200g de puré de abóbora cozida ou assada;
- 2 a 3 batatas médias cozidas (100g de puré);
- 1 ovo;
- 125g de farinha de trigo sarraceno;
- 1 colher de chá de alecrim seco;
- 1/2 colher de café de noz moscada;
- 1 alho francês pequeno (parte verde);
- 4 a 5 colheres de sopa de nozes picadas;
- 4 couves pequenas pak choi;
- 1 colher de sopa de salsa ou coentros picados;
- 1 colher de sopa de queijo ralado (opcional);
- sal e pimenta preta q.b.;
- azeite ou ghee e ervas aromáticas a gosto.
Com o passador reduzir as batatas em puré (100g).
Numa taça, misturar os purés de abóbora e batata, o ovo batido, o alecrim, a noz moscada e uma pitada de sal e e pimenta. Adicionar a farinha e misturar bem até obter uma massa moldável tipo pão e totalmente despegada da taça. Se a massa ainda estiver difícil de trabalhar com as mãos (muito pegajosa), adicionar um pouco mais de farinha, mas apenas o suficiente para a desapegar da superfície. Uma vez que a massa deve ser um pouco pegajosa e fofa para os gnocchi ficarem também fofos.
Reservar a massa na taça e deixar descansar pelo menos 30 minutos a 1 hora, num local fresco. Pode-se mesmo fazer a massa dos gnocchi de abóbora na noite anterior e deixar guardado no frigorífico.
Colocar a massa numa superfície previamente polvilhada com farinha e dividi-la em 4 ou 5 porções. Com as mãos rolar cada pedaço na forma de um tubo até ficar com cerca de 1 cm de diâmetro. Com a ajuda de uma faca, cortar o rolo em pequenos pedaços de gnocchi com 1 a 2 cm de comprimento.
Polvilhar com farinha os dentes de um garfo e para dar forma ao gnocchi pode-se espalmar um pouco com as costas do garfo ou rodá-lo com o garfo com nas fotos. Repetir para cada um dos gnocchi de abóbora.
Entretanto colocar um tacho ao lume com água e uma pitada de sal. Quando esta estiver a ferver, colocar alguns gnocchi no tacho com o cuidado de não os sobrepor. Por norma, estes vão ao fundo e passados 2 a 3 minutos começam a vir à superfície da água. É sinal que já estão cozidos e deve-se retirar de imediato com uma espumadeira. Repetir este passo até cozer todos os gnocchi.
Colocar uma frigideira ao lume com 2 a 3 colher de sopa de azeite ou ghee, o alho francês cortado em rodelas finas e sal. Quando o alho francês começar a ficar mais tenro, adicionar os gnocchi e as nozes picadas. Deixar tostar ligeiramente os gnocchi de abóbora em ambos os lados, antes de retirar do lume.
Na mesma frigideira ou noutra, saltear as couves pak choi com azeite até ficarem tenras. Pode-se também coze-las previamente a vapor aquando os gnocchi.
Servir bem quente com salsa picada no topo e queijo ralado a gosto.
A minha sugestão: Pode servir-se assim como prato principal ou acompanhar um pouco de carne grelhada ou legumes assados.
Notas:
1.Para uma versão completamente vegan pode-se omitir o ovo ou substitui-lo por 1 colher de sopa de linhaça e 2 colheres de sopa de água.
2. A farinha de trigo sarraceno pode ser substituída por outra farinha sem glúten como de arroz, milho, batata ou millet.
3. Podem omitir o alho francês ou substitui-lo por um dente de alho se preferirem e conseguirem tolerá-lo.
Estes gnocchi de abóbora podem ser consumidos durante a dieta Low FODMAP, embora se deva ter em atenção ao tipo de abóbora utilizada.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.
Um bom resto de uma semana quentinha, cheio de energia saudável!
Nutri.Healthy.Alex
Ficou com um ótimo aspeto!