Clafoutis de uvas, um bolo quase pudim, com muita fruta para adoçar a boca e mais fácil de digerir por quem é intolerante ao glúten ou lactose.
De volta às receitas e a novas dicas que quero continuar a partilhar com vocês! Eu sei, a minha ausência ainda foi prolongada, mas entre o curso intensivo de nutrição ayurvedica e as minhas merecidas férias, o tempo passou a voar…Mas o que interessa é que consegui descansar e inspirar-me a testar novas receitas que quero partilhar aqui no blogue!
E para começar esta nova temporada, nada melhor que uma sobremesa para despedir-me desta estação de Verão, embora o bom tempo esteja para continuar…e para celebrar este Setembro com a sua fruta mais abundante nesta altura em Portugal, as saborosas uvas!
Lembrei-me desta sobremesa francesa, o clafoutis. Para quem nunca experimentou, é um bolo quase tipo um pudim de fruta. A receita tradicional normalmente é com cerejas, mas fica na mesma muito saboroso com outras frutas, principalmente a fruta desta época do Verão e Outono. E é uma óptima maneira de usar a fruta madura em excesso lá em casa ou fazer uma sobremesa doce mais saudável e nutritiva.
Confesso que fazer este clafoutis com uvas não ficou nada mau!…
O que tem de especial?
Tal como já tinha referido na receita de espetadas de uvas com queijo, a uva é um alimento muito bom com propriedades nutritivas, purificadoras e regenerativas que ajudam a aliviar sintomas de obstipação, fadiga, anemia e reumatismo. Assim como, a prevenir doenças cardiovasculares, de pele e alguns tipos de cancro. Muitas pessoas evitam comer uvas devido à sua quantidade de açucares, mas quando consumida em moderação esta fruta é um poderoso antioxidante que ajuda o nosso corpo a combater o stress e a fadiga causada pelo nosso modo de vida actual. Além de ser um alimento com açucares naturais que ajuda a manter os nossos níveis de energia.
Quanto a esta receita de clafoutis de uvas, quis adaptar a receita tradicional para que fosse mais leve de digerir e adequada para quem não consegue tolerar o glúten ou lactose. A combinação das uvas, o leite de coco, a amêndoa e a baunilha acabou num clafoutis de uvas delicioso de comer e saborear nesta altura do ano. Uma sobremesa doce e gulosa, mas acima de tudo, mais saudável e nutritiva para o nosso corpo.
Clafoutis de Uvas (sem glúten ou lactose)
Fácil / 45min. / 6 a 8 pessoas
[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]
Ingredientes (de preferência biológicos):
- 500g de uvas a gosto com ou sem grainha;
- 80 a 100g de açúcar de coco ou geleia de arroz ou açúcar mascavado (dependendo da doçura das uvas);
- 50g de farinha de arroz;
- 50g de amêndoa moída;
- 3 ovos médios;
- 1 chávena de leite de coco (250ml);
- 1 pitada de sal;
- 1/2 vagem de baunilha;
- 3 a 4 sementes de cardamomo moídas em pó (opcional);
- amêndoa laminada q.b.(opcional);
- óleo de coco q.b.(opcional).
Numa frigideira colocar a amêndoa moída a torrar ligeiramente e deixar arrefecer. Este passo é opcional, mas dá um gosto mais intenso à amêndoa e ajuda a que esta seja melhor digerida pelo nosso sistema digestivo.
Untar a forma do clafoutis com um pouco de óleo de coco para desenformar melhor no final. Lavar as uvas e colocar as uvas inteiras no fundo da forma do clafoutis.
Numa tigela, misturar cuidadosamente o açúcar, a farinha de arroz, a amêndoa moída, as sementes do interior da vagem de baunilha, o cardamomo e o sal. Bater os ovos e adicionar o leite de coco, misturando bem. Adicionar à mistura anterior e envolver bem com os ingredientes secos.
Colocar a massa por cima das uvas, de forma a que estas fiquem completamente cobertas, mas sem encher completamente a forma, pois a massa ainda vai crescer e pode verter para fora. Polvilhar com a amêndoa laminada e levar ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 a 40 minutos ou até a massa do clafoutis estar cozida, embora possam haver alguns sucos das uvas presentes na forma. Apagar o forno e deixar o clafoutis no seu interior a arrefecer para não abater muito na sua altura.
Servir o clafoutis de uvas morno ou frio, podendo ser cortado em fatias ou servido à colher como um pudim.
A minha sugestão: Acompanhar o clafoutis de uvas com iogurte natural adoçado com mel e pedaços de uvas frescas ou com uma bola de gelado a gosto.
Notas:
1. A quantidade do açúcar ou geleia de arroz pode ser adicionada a gosto ou ser substituída por outro adoçante.
2. Se quiserem podem fazer o clafoutis de uvas em pequenas formas individuais.
3. No final da sua cozedura é normal existirem alguns sucos da fruta presentes na forma, embora este já tiver a sua massa pronta e cozida. Não se preocupem, estes sucos vão desaparecer quando o clafoutis de uvas estiver frio e até vão dar a humidade que este pudim precisa.
4. Pode ser conservado durante 2 a 3 dias no frigorífico.
Este clafoutis de uvas pode ser consumido durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado a uma fatia por refeição, pois o leite de coco e a amêndoa ainda têm presentes alguns fructanos que podem agravar os sintomas por acumulação.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharam apetitosa esta receita!
E não se esqueçam de partilhar comigo no instagram a vossa foto quando experimentarem este clafoutis de raisin très délicieux! #nutrihealthyalex
Um bom resto de semana,
Nutri.Healthy.Alex