Estes biscoitos ouriços de castanha são uma opção gulosa e mais saudável para adoçar a boca de miúdos e graúdos.
Mais um docinho saudável para comemorar o magusto em família e entre amigos. Uma receita deliciosa para os mais gulosos, que demonstra a versatilidade da castanha para fazer doces nutritivos e saborosos. Tal como já no ano passado tinha demonstrado ao aproveitar este ingrediente para fazer estas apetitosas castanhas de chocolate.
Então este ano decidi fazer umas bolachas com recheio de creme de castanha, porque adoro este puré de castanha com baunilha. Para mim é viciante! Mas como estamos a celebrar o São Martinho e a época da castanha, porque não brincar com a ideia de fazer uns ouriços com recheio de castanhas?
E assim surgiu esta receita de biscoitos ouriços de castanha. Uma massa crocante com aveia e chocolate e um recheio de puré de castanha. É uma combinação perfeita dos sabores de Outono para experimentar!
O que tem de especial?
Estes biscoitos ouriços de castanha são uma opção saudável para intolerantes, uma vez que não contém gluten, lactose ou açucares refinados. E tem a vantagem de aproveitarmos um alimento tão rico nutricionalmente como é a castanha. Esta é rica em hidratos carbono complexos e fibra, sendo boa para nutrir e proteger o nosso corpo contra o frio, assim como, cuidar da nossa flora intestinal desde que ingerida em moderação. A castanha, tão consumida e apreciada no tempo das nossas avós, é um alimento ainda abundante e bastante acessível em Portugal que podemos desfrutar na nossa alimentação durante esta época do frio.
Biscoitos “ouriços” de Castanha
Fácil / 30min. / 12 a 15 biscoitos
[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]
Ingredientes (de preferência biológicos):
Massa do biscoito:
- 1 + 1/2 chávena de farinha de aveia ou arroz;
- 5 colheres de sopa de óleo de coco;
- 4 a 5 colheres de sopa de açúcar de coco ou geleia de arroz;
- 1/2 chávena de flocos de aveia finos;
- 3 colheres de sopa de cacau em pó;
- 5 colheres de sopa de amêndoa laminada ou triturada;
- água q.b.
Recheio de castanha:
- 25 castanhas;
- 1/2 colher de chá de erva doce;
- 1/2 colher de café de baunilha;
- 6 colheres de sopa de açúcar de coco ou geleia de arroz;
- 12 colheres de sopa de água;
- 4 colheres de sopa de amêndoa laminada ou triturada (opcional);
- 1 pitada de sal (opcional);
Cozer as castanhas com a erva doce e uma pitada de sal numa panela cobertas com água. Deixar arrefecer e retirar a casca e pele das castanhas.
Numa panela, misturar a geleia de arroz e a baunilha com o dobro da quantidade de água. Levar a lume brando para dissolver a geleia e deixar ferver ligeiramente.
Misturar o miolo da castanha com a calda da geleia de arroz num processador de alimentos, até obter um creme com a consistência tipo manteiga. Caso ainda esteja muito sólido, adicionar um pouco mais de água. Por fim, juntar a amêndoa. Reservar o recheio no frigorífico pelo menos 1 hora para que fique com uma consistência mais moldável.
Depois do recheio ganhar uma consistência mais sólida e moldável, com a ajuda de uma colher e das mãos, formar pequenas bolas de trufas de 1 a 2 cm de diâmetro. Levar as trufas de castanha novamente ao frigorífico durante 30 minutos.
Para a massa do biscoito, levar a lume brando a geleia de arroz e o óleo de coco para dissolverem bem. Numa tigela, misturar os ingredientes sólidos da massa do biscoito e adicionar a geleia e o óleo dissolvidos. Envolver bem até obter uma massa moldável. Caso seja necessário, adicionar um pouco de água.
Com a ajuda das mãos, moldar pequenos pedaços de massa em forma de círculos com uma espessura muito fina e diâmetros de 3 a 4 cm. Colocar um circulo de massa na mão e em cima deste, colocar uma trufa de castanha, de forma a envolver a trufa com a massa. Acabar de cobrir a trufa com outro circulo de massa, de forma a obter uma bola com a trufa como recheio, tipo um ouriço de castanha.
Colocar os biscoitos ouriços de castanha num tabuleiro forrado com papel vegetal. E levar ao formo pré-aquecido a 180ºC durante 10 a 15 minutos ou até que a massa fique cozida.
Retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de tirar os ouriços do tabuleiro.
Guardar num recipiente hermético e num local fresco. Aconselha-se a consumir estes biscoitos ouriços de castanha até ao máximo de 1 semana.
A minha sugestão: Utilizar a receita do recheio de castanha como fosse uma manteiga de frutos secos ou cobrir as trufas com amêndoas ou cacau em pó e saborear assim como bombom raw.
Notas:
1.A quantidade da geleia de arroz pode ser adicionada a gosto ou substituída por outro adoçante.
2.Se não quiserem utilizar o cacau, podem omiti-lo na receita.
Estes biscoitos ouriços de castanha podem ser consumidos durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado o seu consumo a 2 a 3 biscoitos por dia.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.
Um bom Magusto, cheio de energia saudável e muita alegria!
Nutri.Healthy.Alex