Estes scones de beterraba e nozes vêem mostrar a versatilidade da beterraba para fazer dos scones tradicionais, um doce diferente, colorido e de sabor intenso, que não vamos querer parar de comer.
Com a chuva que voltou a bater na nossa porta, aqui fica a minha sugestão para fazer no fim de semana. Um chá quentinho para curar o pingo no nariz e a acompanhar estes scones de beterraba e nozes.
Parece estranho fazer scones de beterraba que são doces, mas a verdade é que ficam irresistíveis, tanto pelo seu aspecto rosado e alegre, como pelo seu sabor intenso e doce, resultante da combinação da beterraba com o cardamomo e as nozes. Até eu que nem sou grande fã de bolos de beterraba, confesso que fiquei completamente rendida aos sabores destes scones de beterraba e nozes.
A adição das pepitas de chocolate preto é opcional, mas para os mais gulosos aconselho a experimentarem colocar!
O que tem de especial?
Esta receita de scones de beterraba e nozes foi feita com ingredientes alternativos que são melhor digeridos pela maioria das pessoas, uma vez que não contêm glúten ou lactose. Foram também adicionadas especiarias e o puré da beterraba para dar um sabor doce mais natural, assim como, uma humidade extra aos scones, sem necessitar a adição de grandes quantidades de gordura e açúcar como nos scones tradicionais.
Com a adição da beterraba, estamos também a enriquecer o conteúdo nutricional destes scones, pois os nutrientes da beterraba ajudam a combater a anemia, a hipertensão e as doenças cardiovasculares.
Acaba por ser um doce diferente, mais natural, com pouco açúcar e menos difícil de digerir pelo nosso sistema digestivo.
Se preferirem algum com um sabor mais salgado, sugiro verem a minha receita das crackers de aveia e fibra.
Scones de Beterraba e Nozes
Fácil / 30min. / 8 a 9 scones
[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]
Ingredientes (de preferência biológicos):
- 1 chávena de beterraba cozida;
- 4 colheres de sopa de óleo de coco;
- 4 a 5 colheres de sopa de açúcar de coco ou geleia de arroz;
- 1 chávena de farinha de trigo sarraceno;
- 1 chávena de farinha de aveia;
- 1/2 chávena de amido de milho ou farinha de tapioca;
- 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio;
- 3 a 4 sementes de cardamomo moídas em pó;
- 1/2 chávena de nozes picadas;
- 1/2 chávena de pepitas de chocolate negro (opcional);
- 1 pitada de sal;
- 1 colher de café de baunilha (opcional);
Num processador de alimentos, triturar a beterraba em puré durante alguns segundos. Adicionar as 4 colheres de açúcar ou geleia de milho e 3 colheres de óleo de coco derretido ao puré, misturando bem.
Numa tigela, misturar cuidadosamente as farinhas, o cardamomo, o bicarbonato, a baunilha e o sal. Adicionar a mistura de beterraba e envolver bem com os ingredientes secos. Por ultimo, adicionar as pepitas de chocolate e as nozes, reservando apenas 3 a 4 colheres de sopa de nozes picadas para decorar no final.
Colocar a massa num tabuleiro untado, moldando num pequeno bolo circular com cerca de 3 a 4cm de espessura. Dividir a massa em 8 fatias com a ajuda de uma faca. E pincelar o topo com o restante óleo de coco derretido misturado com o açúcar. Polvilhar com as nozes reservadas e levar ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante 20 minutos ou até os scones estarem dourados.
Servir os scones de beterraba e nozes mornos ou frios, podendo ser comidos assim simples ou com compota de fruta.
A minha sugestão: Acompanhar estes scones de beterraba e nozes com iogurte natural e pedaços de morangos.
Notas:
1. A quantidade do açúcar ou geleia de arroz pode ser adicionada a gosto ou ser substituída por outro adoçante.
2. Se quiserem podem moldar pequenos scones em forma de círculos normais.
3. Os scones de beterraba e nozes podem ser conservados durante 2 a 3 dias, visto que o seu sabor vai intensificado ao logo do tempo.
Estes scones de beterraba e nozes podem ser consumidos durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado a um scone por refeição, pois a beterraba ainda tem presentes alguns fructanos.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!
E não se esqueçam de partilhar comigo a vossa foto quando experimentarem estes scones deliciosos!
Um bom resto de semana,
Nutri.Healthy.Alex