Risotto de castanhas e abóbora é um prato de outono, muito nutritivo e reconfortante para o frio e a alma.
Mais uma receita com castanhas! E esta combinação de arroz e castanha acho-a perfeita e completa, quer a nível de sabores como nutricionalmente. Acaba por ser uma receita muito rápida e fácil de fazer e uma das minhas favoritas de recriar, porque é bastante versátil de combinar com diversos tipos de legumes. A adição do queijo fica ao vosso critério, mas claro que para mim é o toque final que falta para dar mais cremosidade e o sabor de um risotto.
O que tem de especial?
De origem italiana, o risotto é por si só uma receita muito saciante e ideal para aconchegar contra o frio deste inverno.
O arroz é um alimento completo e muito apreciado na Ásia. É considerado como um remédio universal para a diarreia e a água da sua cozedura é aconselhável para situações de convalescença e febre. No oriente, considera-se que este tem uma acção benéfica em todo o trato intestinal devido ao seu efeito calmante e purificador. O arroz integral como é menos processado acaba por ser mais rico nutricionalmente, contudo o arroz branco é mais fácil de digerir. No caso do risotto ou arroz arbório, este tem um grão mais curto e rico em amido, que lhe confere esta maior cremosidade.
Risotto de Castanhas e Abóbora
Fácil / 25min / 2 a 3 pessoas
[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]
Ingredientes (de preferência biológicos):
- 1 chávena de abóbora crua (150g);
- 1 alho francês pequeno;
- 150g de arroz risotto;
- 50ml de vinho branco;
- 800ml de caldo de legumes;
- 4 colheres de sopa de azeite ou ghee;
- 15 castanhas assadas (150g);
- 2 mãos cheias de folhas de espinafres;
- 3 colheres de sopa queijo ralado (parmesão, emental ou da ilha);
- salsa ou coentros frescos;
- Sal, ervas aromáticas e pimenta q.b.
Preparar e aquecer o caldo de legumes num tacho à parte, para ir adicionado ao risotto.
Cortar a abóbora em pequenos cubos com menos de 1cm de espessura. Numa frigideira, colocar 2 colheres de azeite ou ghee e adicionar os cubos de abóbora a saltear. Temperar com sal e ervas aromáticas a gosto. Deixar saltear até os cubos começarem a ficar tenros.
Entretanto cortar o alho francês e as castanhas em pequenos pedaços. Colocar uma frigideira ao lume com 2 colheres de azeite ou ghee e o alho francês. Deixar saltear até começar a dourar ligeiramente. Adicionar o arroz e envolver bem com alho francês. Juntar o vinho branco e deixar evaporar bem, antes de começar a adicionar uma concha do caldo de legumes bem quente ao risotto. Mexer regularmente o arroz para não deixar queimar e ir adicionando uma concha de caldo ao risotto, apenas quando o anterior estiver praticamente absorvido.
Quando o arroz estiver praticamente cozido, mas ainda com o grão um pouco rijo (al dente), adicionar as castanhas, os cubos de abóbora e os espinafres. E um pouco de caldo para envolver os ingredientes no risotto. Rectificar os temperos, tendo em atenção ao sabor salgado do queijo que ainda se vai adicionar.
Retirar do lume e salpicar com o queijo ralado. Servir de imediato e se quiserem polvilhar também com salsa ou coentros picados.
A minha sugestão: Pode servir-se assim como prato principal ou então acompanhar com um pouco de carne ou peixe grelhado.
Notas:
1.Para uma versão completamente vegan pode-se substituir o queijo por levadura nutricional ou omiti-lo.
2.Podem preparar um caldo de legumes caseiro, cozendo legumes e ervas aromáticas a gosto ( como alho francês, funcho, aipo, cenoura, tomilho, etc).
Este risotto de castanhas e abóbora pode ser consumido durante a dieta Low FODMAP, embora no caso de utilizar abóbora manteiga, deva limitar o seu consumo a 60g por refeição.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.
Um bom resto de semana, cheio de energia saudável e muita alegria!
Nutri.Healthy.Alex