Esta manteiga de girassol é super cremosa e rápida de fazer, sendo uma deliciosa alternativa às outras manteigas de frutos secos.
Já vos tinha dado aqui a dica que as sementes de girassol podem ser transformadas numa deliciosa manteiga. E a verdade é que depois de algumas experiências, esta manteiga de girassol é a alternativa perfeita que encontrei para utilizar em vez da manteiga de amendoim no acompanhamento de sandes, fruta, papas de aveia e muito mais. É uma receita deliciosa, nutritiva e rápida de fazer, em que o seu sabor salgado e ligeiramente crocante conjuga bem tanto com doces como salgados.
Quis também que fosse uma boa opção para utilizar num snack nutritivo e bastante saciante, por isso acrescentei um pouco de sementes de cânhamo e linhaça. Humm! Fiquei completamente rendida a esta manteiga.
O que tem de especial?
Além de ser uma deliciosa alternativa à manteiga de amendoim. Esta manteiga de girassol é uma boa fonte de proteínas, vitaminas E e do complexo B e minerais como o folato, o magnésio, o selénio e o cobre. É rica em gorduras boas que ajudam combaterem as doenças cardíacas e o cancro da próstata e, no alivio das dores menstruais e regulação do equilíbrio hormonal.
A adição das sementes de cânhamo, linhaça e sésamo enriquecem o sabor desta manteiga e aumentam o seu valor proteico. E acrescentam fibra que é tão importante para ajudar o sistema digestivo na eliminação de toxinas.
Manteiga de Girassol
Fácil/ 20 minutos/ 1 frasco pequeno
[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]
Ingredientes: (de preferência biológicos):
- 2 chávenas (200g) de sementes de girassol naturais;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1/2 colher de café de sal ou flor de sal;
- 1/2 colher de café de tomilho seco;
- 1 pitada de pimenta preta;
- 1 colher de sopa de sementes de cânhamo trituradas (opcional);
- 1 colher de sopa de sementes de linhaça trituradas (opcional);
- 1 colher de chá de sementes de sésamo (opcional);
Pré aquecer o forno a 150ºC. Colocar as sementes de girassol num tabuleiro e levar ao forno a tostarem ligeiramente durante cerca de 10 minutos. Retirar e deixar arrefecer as sementes durante 5 a 10 minutos.
Num processador de alimentos, colocar as sementes de girassol tostadas e triturar até formar uma pasta cremosa. Não esquecer de ir raspando bem as sementes que ficam nas paredes do processador.
Quando formar uma pasta, adicionar o sal, o azeite, a pimenta e o tomilho. Triturar para obter uma manteiga mais cremosa.
Rectificar o tempero e adicionar as sementes de cânhamo, linhaça e sésamo. Triturar ligeiramente só para misturar as sementes.
Guardar a manteiga num frasco de vidro e consumir até ao final de 1 semana à temperatura ambiente ou até 1 mês, caso conservada no frigorífico.
Notas:
1.Podem fazer esta manteiga na versão doce, substituindo as especiarias e o azeite por uma 1 colher de sobremesa de açúcar de coco ou outro adoçante a gosto.
Esta manteiga de girassol pode ser consumida durante a dieta low Fodmap desde que limitada a duas colheres de sobremesa por refeição. Deve-se evitar trocar por outro tipo de semente rica em Fodmaps como é o caso das amêndoas ou o caju.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui aqui nos comentários ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!
Boa semana. Boa comida. Boa energia.
Nutri.Healthy.Alex