Estas sementes de girassol tostadas com especiarias são um tempero alternativo para sopas, saladas e tostas dando lhes um sabor condimentado e crocante. Ou então podem comer-se só assim, tostadas e salgadas, o que é um snack viciante!
Decidi adicionar as especiarias para ter umas sementes tostadas mais saborosas para colocar nas saladas e agora nas sopas. Mas a verdade é que fiquei viciada no seu sabor. São um snack delicioso e viciante que não descanso de petiscar enquanto houver cá em casa. Chego mesmo a colocar nas tostas,como cobertura dos recheios das massas e até mesmo no arroz. Acaba por ser uma boa alternativa às sementes só tostadas, já que adiciona mais sabor. E aos salgados de compra, uma vez que nesta receita contêm menos sal e são mais naturais.
O que tem de especial?
As sementes de girassol são um boa fonte de proteínas, vitaminas E e do complexo B e minerais como o folato, o magnésio, o selénio e o cobre. Sendo uma das sementes mais ricas em fitosteróis, substancias conhecidas por combaterem as doenças cardíacas e o cancro da próstata. Além de, ajudarem a aliviar as dores menstruais e a regular o equilíbrio hormonal. Devido a serem ricas em ácidos polinsaturados deve-se preferir consumi-las logo ao retirar-se a sua casca. Ou conserva-las no frigorífico para que não fiquem rançosas depois de descascadas.
As especiarias além de enriquecerem o gosto destas sementes, também contêm propriedades anticépticas e anti-inflamatórias como é o caso da curcuma, do gengibre, do tomilho e da pimenta caiena. Que ajudam o sistema digestivo na eliminação de toxinas e na estimulação do sistema circulatório.
Sementes de Girassol tostadas com especiarias
Fácil/ 10 minutos/ 1 frasco pequeno
[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]
Ingredientes: (de preferência biológicos):
-
1 chávena (100g) de sementes de girassol;
-
1 colher de chá de açafrão das índias ou curcuma;
-
1 colher de chá de gengibre em pó;
-
1 colher de chá de ervas de Provença ou tomilho seco;
-
½ colher de chá de paprika;
-
1 colher de sobremesa de óleo de coco ou azeite;
-
½ colher de chá de flor de sal;
-
1 pitada de pimenta preta;
-
1 pitada de pimenta caiena (opcional);
-
1 colher de chá de levadura nutricional ou de cerveja (opcional);
Levar a lume brando uma frigideira. Quando estiver quente, colocar as sementes a tostar durante 1 a 2 minutos.
Adicionar o óleo de coco e as especiarias. Misturar bem e deixar tostar mais 1 a 2 minutos ou até as sementes estiverem tostadas ligeiramente.
Retirar do lume e adicionar a levadura, misturando bem.
Deixar arrefecer e guardar num frasco fechado até ao máximo de 1 a 2 semanas.
A sugestão será utilizar estas sementes de girassol tostadas como topping de sopas, saladas, sandes, omeletes ou simplesmente comer assim como um snack.
Notas:
1.Podem utilizar outras sementes ou frutos secos. Ou a mistura de vários tipos.
2.As pimentas são opcionais e devem ser utilizadas com moderação para as sementes não ficarem demasiado picantes.
3.A levadura também é opcional apesar de dar aquele sabor salgado a queijo.
Fica também muito bom, se no final da receita, optarem por triturar as sementes e transformar-las numa manteiga salgada de girassol. É deliciosa para barrar o pão ou tostas!
Estas sementes de girassol tostadas com especiarias podem ser consumidas durante a dieta low Fodmap desde que limitada a duas colheres de sopa por refeição. Deve-se evitar trocar por outro tipo de semente rico em Fodmaps como é o caso das amêndoas ou o caju.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui aqui nos comentários ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!
Boa semana. Boa comida. Boa energia.
Nutri.Healthy.Alex