The complete Low-FODMAP Diet é o meu livro sugerido para as leituras deste fim de semana. Continuando o tema da dieta Low Fodmap não podia de deixar de apresentar aqui algumas sugestões que vos ajudem aprofundar o vosso conhecimento sobre esta dieta e a sua aplicação.
Este livro é da autoria da Dr. Sue Shepherd, uma das primeiras investigadoras a identificar os alimentos FODMAP e a testar a teoria de uma dieta pobre nestes alimentos poderia ajudar no alivio de sintomas de diversas doenças digestivas como a Síndrome do Cólon Irritável, a doença de Crohn e nas intolerâncias alimentares.
Basicamente é um manual a explicar o que são os FODMAPs e como a aplicação de uma dieta pobre neste tipo de alimentos pode ajudar a identificar quais são os hidratos de carbono mais reactivos para o nosso caso. A segunda parte deste livro, apresenta uma variedade de receitas adaptadas para esta dieta e a seguir durante a fase de eliminação, contendo apenas os alimentos pobres em FODMAPs ou as quantidades limite permitidas. E inclui ainda um plano de duas semanas com a sugestão de menus diários a aplicar. O problema é mesmo ainda não existir uma versão disponível em português até ao momento, deste ou qualquer outro livro sobre este tema. Por outro lado, pelo menos na edição inglesa que adquiri, achei que algumas receitas estavam mais direccionadas para o público do Reino Unido, com a adaptação das suas receitas tradicionais.
Outros artigos interessantes…
Outra entidade que tem tido bastantes progressos no desenvolvimento e actualização da dieta Low FODMAP é a Monash University. Recentemente lançaram este video bem ilustrativo do efeito que o consumo de hidratos de carbono fermentáveis (FODMAPs) pode ter no interior dos nossos intestinos e como estes podem desencadear alguns dos sintomas que tanto nos atormentam. Aconselho a verem!
A equipa de pesquisa do departamento de gastroenterologia da Monash University também desenvolveu uma aplicação para smartphone que contém algumas receitas e uma lista actualizada dos alimentos FODMAP a evitar durante esta dieta. Pena é ser apenas em inglês e ainda não abranger os produtos específicos de Portugal. Quem sabe para breve exista uma lista com os produtos portugueses e mais consumidos cá.
Espero que gostem das minhas sugestões de leitura para este mês de Fevereiro!
E uma boa continuação do vosso fim de semana!