Panquecas de abóbora com queijo da ilha e salsa?… Definitivamente são umas panquecas salgadas pouco americanas!
Panquecas salgadas!? ou serão pataniscas?
Quando estava a fazer esta receita foi uma das minhas maiores dúvidas como as havia de chamar. Considerá-las como umas panquecas salgadas, parecia estranho. Mas também não queria bem umas pataniscas, isso implicava aumentar a sua espessura e o modo de fritura. Queria uma receita mais leve e versátil. Basicamente umas panquecas de legumes com um sabor mais para o salgado.
A abóbora e o queijo da ilha acho que combinam perfeitamente aqui para o sabor pretendido. Já a salsa é uma obsessão minha, mas adoro combina-la com os ovos fritos. Por fim, a utilização de farinha sem glúten e o queijo da ilha que por ser curado praticamente não tem lactose, torna esta receita uma boa opção para a dieta pobre em Fodmap.
Uma receita versátil para comer ao pequeno almoço, num brunch, ou como uma entrada ou acompanhamento de uma refeição principal. Normalmente, nesta altura faço-as para o meu jantar. Costumo guardá-las no frigorífico e ir comendo durante a semana como acompanhamento de uma sopa e salada. Basta aquece-las um pouco na tostadeira e ficam deliciosas.
O que tem de especial?
A abóbora é um legume rico em antioxidantes que ajudam a combater o cansaço diário e a proteger o nosso sistema imunitário. Além de conter fibras que ajudam a regular o trato intestinal e um grande teor de zinco e mangésio que contribuem para a prevenção da osteoporose.
A salsa contém propriedades anti-inflamatórias e auxilia a digestão. Ao ser rica em diversas vitaminas essenciais, esta erva mantém o sistema imunitário resistente, fortifica os ossos e contribui para a saúde do sistema nervoso. Também tem a particularidade de ajudar a combater a formação de gases e a fermentação intestinal.
Panquecas de Abóbora com Queijo da Ilha e Salsa
Fácil/ 30 minutos/ 4 pessoas
[ Low Fodmap; sem glúten e lactose]
Ingredientes:
- 350g de abóbora menina (ou qualquer outro tipo de abóbora);
- 50g de farinha de arroz;
- 2 colheres de sopa de farinha de milho (tipo Maizena);
- 1/2 colher de sobremesa de goma de xantana (opcional);
- 1 pitada de sal e pimenta a gosto;
- 2 ovos;
- 70g de queijo da ilha ralado;
- 3 colheres de sopa de salsa picada;
- azeite q.b.
Para fazerem o puré de abóbora podem optar por colocar a abóbora com casca no forno a 180ºC durante 30 a 40 minutos até esta caramelizar e apresentar a sua polpa bem assada. Depois é só raspar a polpa da casca e o puré está pronto a ser utilizado para as panquecas.
A outra opção, mais rápida, será descascar e cortar a abóbora em pequenos pedaços e levar a cozer em água. Depois de cozida, escoar bem a água da abóbora e reduzir a puré.
Para fazer as panquecas, misturar numa saladeira a farinha de arroz, a farinha de milho e a goma de xantana, se a utilizarem. Adicionar depois o puré de abóbora, os ovos batidos com os temperos e o queijo da ilha ralado.
Misturar bem a massa até obter um consistência tipo massa de bolo. Adicionar por fim a salsa picada.
Levar uma frigideira anti-aderente a lume médio. Para garantir que as panquecas não agarram à frigideira, costumo colocar uma colher de sopa de azeite, enquanto esta aquece e espalho bem com a ajuda de papel de cozinha.
Com a frigideira bem quente colocar e espalhar uma a duas colheres de sopa para cada panqueca, dependendo do tamanho que desejam ter. Deixar a massa cozer bem durante 2 a 3 minutos até a panqueca começar a ficar bem dourada e fácil de virar ao contrario. Deixar também cozer mais 1 a 2 minutos no outro lado.
Repetir o passo anterior até acabar a massa.
Consumir as panquecas ainda quentes (mornas) acompanhadas com uma salada verde e também, se desejarem, com molho de iogurte com ervas a gosto e sem lactose, caso sejam intolerantes. Também podem guarda-las no frigorífico até três dias.
Nota 1: Podem substituir tanto o queijo como a salsa por outro tipo que gostem mais como os coentros, oregãos, queijo mozarella, queijo feta ou emental. O mesmo acontece com a farinha de arroz e as especiarias.
Nota 2: A goma de xantana é utilizada como espessante em conjunto com as farinhas sem glúten como forma de compensar a sua ausência. Mas neste caso das panquecas o seu uso é opcional, uma vez que ficam igualmente deliciosas.
Nota 3: Receita adaptada com base presente no livro The complete Low Fodmap Diet.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e dicas sobre esta receita.
Nutri.Alex