A época natalícia está oficialmente aberta com os jantares de natal, os doces natalícios e todas as festividades. Isto implica para muitos, a frustração de não saber como sobreviver a esta época sem sofrer de algum problema digestivo ou não conseguir respeitar as suas restrições alimentares.
O Natal é sempre uma época especial de convívio, fraternidade e união. Mas também de reunião à volta da mesa para degustação das deliciosas receitas natalícias e de família. O que para quem sofre de problemas digestivos ou restrições alimentares pode ser mais uma preocupação que os limita de desfrutar em pleno estas festividades.
Quem não chega a esta altura e pensa nos excessos que vai cometer? Diz que faz parte da época, que vai ter cuidado para não exagerar ou então que no inicio do ano novo vai tratar de recuperar a boa forma. Contudo, para quem sofre de problemas digestivos ou alimentares, as consequências podem estragar o seu natal. Impedindo-o de viver em pleno esta época, devido ao stress e a preocupação de ter de controlar o que pode comer e lidar com o facto de ser diferente dos outros.
É uma altura de excessos, festa e convívio. Mas será que para festejar o natal temos que comprometer a nossa saúde digestiva?
Aqui ficam alguns passos simples e que podem fazer a diferença para vivermos um natal com mais amor e harmonia, mas sem o inchaço, desconforto e dor.
# 1. Usa a tua criatividade para ultrapassar a diferença
Nem todos nós gostamos de bacalhau, filhoses ou bolo rei! As pessoas podem não perceber porquê não seguimos a tradição, mas todos vão acabar por respeitar a nossa decisão e até preocupar-se para que tenhamos outra opção que gostamos de comer. O mesmo acontece se tivermos intolerâncias ou restrições alimentares. Em vez de ficarmos frustrados com este facto ou não queremos incomodar os anfitriões com os nossos problemas, podemos sempre oferecer-nos para levar uma receita deliciosa e alternativa para todos degustarem. Ou então, sugerir um restaurante que tem opções adequadas a cada pessoa ou flexibilidade nos seus menus de natal.
# 2. Sem excessos e com alternativas saudáveis
O problema, é que muitos de nós nesta altura sofre com um grande dilema, porque quer ter a liberdade de comer mesmo o que não é aconselhado, mas não quer prejudicar a sua saúde. A verdade, é que não temos que viver todo o natal em tentação ou a martirizarmos do que comemos, mas também não temos que deixar de viver a nossa vida social para não comprometer a nossa saúde. A chave é encontrar o equilíbrio!
Uma frase sábia, que pode não ser assim tão difícil de seguir. Basta planear as nossas saídas sociais e fazer escolhas inteligentes. Hoje em dia, são vários os restaurantes que têm opções deliciosas e alternativas para vários tipos de dietas e intolerâncias. Ou pelo menos têm a abertura para dizer que ingredientes estão incluídos no prato e fazer uma alternativa se a pessoa desejar. E quem disse que não podemos comer filhoses ou bolo rei?
São cada vez mais as receitas saudáveis disponíveis e igualmente deliciosas e saborosas como as tradicionais. A questão é o equilíbrio! Só porque posso comer ou é mais saudável, isto não quer dizer que não tenha de ter cuidado na mesma com as quantidades ingeridas e não respeite o meu sistema digestivo.
Em vez de estarmos sempre a pensar no que posso ou não comer, pensa no que o teu corpo precisa e quer comer para se sentir bem e feliz!
# 3. Não te esqueças de cuidar do teu sistema digestivo para desfrutares do teu Natal
Por norma, quando chegamos à semana de natal, já passamos antes pelos jantares e almoços de convívio no trabalho, entre amigos e familiares. É também uma altura de final de ano que costuma trazer mais sobrecarga de trabalho e ainda as preocupações com as prendas e festas de natal. Acabamos por desleixar-nos com a nossa alimentação, não respeitamos os horários de comer ou comemos demasiado e muito rápido. Ou seja, o nosso sistema digestivo pode sentir já essa sobrecarga que não está habituado.
Depois, chegamos à semana de natal sentindo já cansados e um inchaço fora do normal. E como estes dias são centrados à volta da mesa em família, podem ser o gatilho que faltava para agravar os nossos sintomas de um sistema digestivo debilitado. Por isso, é muito comum sentir a fadiga, o inchaço e as recaídas do nosso sistema imunitário depois destas festividades.
Cuidar do nosso sistema digestivo pode ser uma grande ajuda para evitar estes sintomas. E pode ser feito em simples passos que podemos manter no nosso dia a dia, inclusive no natal, como:
- Manter-nos sempre hidratados, principalmente, porque é comum ocorrer casos de obstipação e diarreia, ou o abuso de álcool.
- Fazer exercício físico, mantermos activos é importante para regular o nosso corpo, nem que sejam algumas caminhadas para ver os enfeites de natal nas ruas ou fazer passeios e jogos com a família.
- Relaxar e respeitar as horas de comer. Estar sempre a comer, não mastigar correctamente a comida ou comer muito rápido e demasiado, são as principais causas para debilitar e sobrecarregar o nosso sistema digestivo. Este precisa também de descansar para manter a sua capacidade de digerir e eliminar as toxinas. São estes pequenos actos diários que fazem a diferença na nossa saúde e que podes saber mais nos artigos em que aprofundei a sua importância conhece o teu processo digestivo e dicas como recuperar dos excessos do natal.
- Respeita as tuas horas de sono e descanso. O teu corpo não é um super herói, mas sim humano e precisa também do seu tempo para descansar e equilibrar o seu metabolismo. Considera-se mesmo que a manutenção de um descanso regular, é uma das formas mais saudáveis de manter o nosso corpo rejuvenescido e com energia.
# 4. Relaxa e aproveita o melhor das festividades
Não sei se já ouviste falar em praticar o mindfulness?
Está muito na moda, mas acho que o seu significado se resume a um principio que já fomos educados desde crianças e que a vida se encarregou de nos ensinar. Ou seja, relativizar o que nos rodeia e dar mais importância ao momento e o que realmente é a razão da nossa vida. No natal, mais que o consumismo e os excessos, é tempo de aproveitar o nosso tempo junto com os que nos amam e abraçá-los muito. Ser mais tolerante, pois não somos perfeitos, apenas temos que confiar mais no instinto do que o nosso corpo diz e sente.
Espero que gostem e podem fazer os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.
Boas festas, cheias de energia saudável!
Nutri.Healthy.Alex