Ao fazer estas posições simples do Yoga (Asanas) estamos a alongar e relaxar a barriga e todos os seus órgãos internos, estimulando e regulando a sua circulação sanguínea e a eliminação das toxinas. Ou seja, ajudam a aliviar situações em que nos sentimos mais inchados ou com uma digestão mais pesada e lenta, permitindo recuperar e normalizar o trânsito intestinal.
Para quem já faz Yoga, sabe como a sua prática regular não só ajuda a relaxar a mente e corpo. Como também permite cuidarmos melhor do interior do nosso corpo e indirectamente a melhorar todo o nosso sistema digestivo.
Como é de conhecimento geral, o nosso sistema digestivo é altamente influenciado pelo stress que vivemos no dia-a-dia. O que provoca um desregular do seu fluxo natural e uma maior sensibilidade às intolerâncias alimentares. Por isso, ao fazer estes alongamentos pode-se minimizar esta tensão, deixando que os músculos da parede intestinal relaxem e ganhem mobilidade para recuperar o seu normal funcionamento.
Trata-se de um tratamento natural e preventivo que é bastante eficaz para aliviar o desconforto abdominal, nomeadamente o inchaço, a obstipação e a flatulência.
Mesmo que nunca tenham feito Yoga. Experimentem!
São exercícios simples que podem fazer no conforto da vossa casa sem a necessidade de qualquer equipamento especial ou preparação física.
# 1. Posição do cadáver (Savasana)
Conhecida como a postura de relaxamento total, esta posição permite descontrair todos os músculos do corpo e acalmar a mente, esquecendo por momentos o stress do dia a dia.
Comecem por deitarem-se no chão, numa posição confortável e descontraindo todos os membros do corpo. Com as mãos sobre a barriga, inspirem profundamente enchendo primeiro a barriga, depois a zona das costelas e por fim o peito. Lentamente expirem, esvaziando primeiro o peito, depois o tórax e finalmente a barriga.
Façam pelo menos 10 respirações destas.
# 2. Posição da criança feliz (Ananda Balasana) ou Joelhos ao peito (Apanasana)
Deitados no chão de barriga para cima levar ambos os joelhos ao peito. Podem ficar nesta posição chamada de “Apanasana” durante 5 a 10 respirações profundas, agarrando bem os joelhos na expiração. Também podem balançar o corpo para ambos os lados ou elevar apenas um joelho de cada vez.
Caso tenham mais flexibilidade e queiram aprofundar o alongamento podem optar pela posição “Ananda Balasana” que significa criança feliz, uma vez que é comum vermos os bebés pratica-la nos seus primeiros meses.
Basta afastarem os joelhos ao peito de forma a conseguirem agarrar com as mãos os dedos grandes dos pés. Devem garantir que a cabeça e a bacia continuam sobre o chão durante as 10 respirações profundas. Dependendo da vossa flexibilidade, podem elevar mais as pernas perpendicularmente ao chão. Quanto mais afastarem os joelhos melhor será este alongamento. Podem ver um video exemplificativo desta postura aqui.
Ambas as posições melhoram a digestão e eliminação das toxinas, relaxam a zona da lombar e ombros e alongam a zona das coxas.
#3. Ponte de ombros (Setu Bandha Saravangasana)
Deitados no chão de barriga para cima, dobrar ambas as pernas a 90 graus para que os pés fiquem no mesmo alinhamento dos joelhos e o máximo possível junto às coxas. Lentamente, fazendo força com as pernas e coxas, elevar a bacia do chão, seguindo-se depois vértebra a vértebra a zona lombar e parte das costas, ficando apenas apoiados pela região dos ombros. A cabeça, pescoço e braços devem ficar no chão dando apoio e o peito deve ficar aberto para o tecto.
Podem ficar nesta ponte de ombros durante 5 respirações profundas. Para quem tem mais flexibilidade pode aos poucos tentar elevar mais a bacia e tentar juntar as omoplatas no chão. Voltar lentamente vértebra por vértebra à posição inicial, sendo a bacia a ultima a apoiar no chão.
Esta posição é óptima para aliviar a barriga inchada e comprimir os órgãos digestivos. Também permite inverter e aumentar o circulo sanguíneo na zona superior do corpo, o que faz com que nos sintamos com mais energia.
#4. Torção da coluna (Ardha Matsyendrasana)
Sentados no chão com as pernas esticadas, dobrar a perna direita a 90 graus e coloca-la sobre a perna esquerda. Com a ajuda do braço esquerdo agarrar a perna direita para junto do corpo, começando a torcer lentamente o peito para o lado direito. A mão direita deve ficar atrás das costas apoiada no chão. Fazer 5 respirações profundas, tentando a cada expiração torcer um pouco mais para o lado direito.
Atenção que o peito deve ficar aberto para fora e os ombros afastados do pescoço. Desmanchar a posição lentamente e repetir sempre para o lado oposto com a perna esquerda. Em caso de dúvidas, vejam este tutorial em vídeo.
A torção da coluna ajuda a estimular o trânsito intestinal e a eliminação de gases. Podendo ser uma posição intensa para quem está a iniciar e é mais sensível. Não forcem a torção em caso de começarem a sentir algum desconforto ou dor.
#5. Posição do gato (Marjaryasana) e da vaca (Bitilasana)
Na posição de quatro apoios, mãos e joelhos no chão e costas direitas. Colocar o queixo junto ao peito e lentamente, numa expiração (barriga para dentro), começar a dobrar as costas como se quisessem olhar para o umbigo. Esta é a posição do gato, pois parece que estamos a espreguiçar-nos como os gatos fazem.
Devagar e numa inspiração, voltamos à posição inicial, só que exageramos no alongamento levando a barriga para fora e a cabeça e bacia para cima, abrindo também o peito. Esta posição acaba por ser parecida à de uma vaca.Repetir ambas as posições 5 vezes.
A respiração profunda e lenta nestas posições vai massajar os órgãos internos da barriga. Pois estamos alternadamente a comprimir e alongar os intestinos, trazendo sangue novo para as células da parede intestinal, que são responsáveis por manter a função intestinal saudável.
#6. Posição da criança (Balasana)
Finalmente recuperem das costas e resto do corpo na posição da criança. Além de ser relaxante, esta postura pode ser também utilizada quando estamos com dores ou com a barriga inchada. Uma vez que permite ajudar no alívio de cólicas e sua eliminação.
Da posição de quatro apoios, sentar calmamente as nádegas sobre os calcanhares, deixando a cabeça e braços cair para o chão. Nesta posição relaxar todo o corpo e respirar profundamente pelo menos 5 a 10 vezes. Se for mais confortável, podem afastar um pouco os joelhos.
Sugiro que estes alongamentos sejam feitos não só em momentos de crise e com a barriga inchada, mas que os tornem um bom hábito que podem fazer regularmente ao acordar e ou ao deitar. Podem mesmo fazê-los deitados sobre a vossa cama.
Vão ver que não só se sentem mais leves e relaxados, como também vão notar que a vossa digestão está a melhorar.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui em baixo ou na página do Facebook. Já sabem que posso sempre ajudar-vos!
Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante este artigo!
Boa semana. Boa comida. Boa energia.
Nutri.Healthy.Alex
Gosto destes exercícios, faço todos os dias…obrigado por os disponibilizar
Fantástico Anabela! Sim são uns óptimos exercícios para o corpo e mente. Obrigada.