Lassi de Papaia, um refresco saudável para o verão


Lassi de papaia! já experimentaram? É uma bebida saborosa e nutritiva, ideal para combater o calor dos dias quentes do verão. O lassi de papaia tem ainda a vantagem de ajudar a digestão. 

lassi de papaia

Com a subida das temperaturas, nada é mais reconfortante para o nosso corpo que saborear bebidas refrescantes e saciantes. O lassi é uma bebida indiana muito utilizada como um refresco de verão. Tradicionalmente na Índia é uma bebida salgada e saboreada apenas com especiarias e iogurte. Contudo ficou mundialmente conhecida pela sua versão doce com manga.

Neste caso, quis apresentar uma versão doce com a papaia, não só para variar o seu sabor, mas também para que fosse uma bebida mais fácil de digerir para quem sofre de problemas digestivos ou está a seguir uma dieta pobre em fodmaps. O sabor azedo do iogurte contrasta e combina bem com o doce da fruta, tornando-a uma bebida bastante refrescante e nutritiva para o verão. E que por si só é um snack delicioso e muito saciante.

O que tem de especial?

O lassi de papaia é uma opção saudável, fresca pelo seu sabor e cheia de nutrientes para hidratar e dar força nos dias mais quentes e exigentes. O lassi é conhecido por ser um óptimo refresco e digestivo. Com a adição da papaia esta bebida facilita ainda mais a digestão pela presença das enzimas da papaia, as papaínas,  que ajudam a dissolver a proteína e as gorduras tornando a absorção dos nutrientes mais fácil para o sistema digestivo. Além de ser uma fruta rica em fibras, vitamina C e cuida do sistema digestivo.

O iogurte natural é um bom alimento para o sistema digestivo, rico em probióticos que ajudam a regular a flora intestinal. Para quem tenha intolerância à lactose pode optar por iogurte sem lactose ou kefir, caso sejam mais fácil de tolerar. Contudo o lassi é por si uma receita com menor percentagem de lactose devido à diluição do iogurte em água e à adição das especiarias que ajudam na digestão do iogurte. No caso do cardamomo, tem um excelente sabor que combina bem com a papaia e o iogurte. E ajuda na digestão e prevenção dos gases intestinais.

Lassi de Papaia

Lassi de Papaia

Fácil/ 10 minutos/ 2 pessoas

[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]

Ingredientes (de preferência biológicos):

  • 1 papaia grande madura;
  • 1 iogurte natural sem lactose ou de kefir*;
  • 1 medida do copo de iogurte de água fresca;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 a 2 colheres de sopa de açúcar de coco ou outro adoçante a gosto;
  • 1 pitada de cardamomo (1 a 2 sementes moídas) (opcional).

Numa liquidificadora colocar a papaia descascada e sem sementes, o iogurte, a água, o açúcar, o cardamomo e o sal. Triturar tudo muito bem. Rectificar o sabor adicionando mais açúcar ou cardamomo. E ajustar a consistência ao vosso gosto, colocando mais água se necessário ou papaia.

Os alimentos devem estar bem frescos para que o lassi esteja com a frescura desejada. Só em ultimo caso é que devem adicionar um pouco de gelo para ficar mais fresco.

Podem beber assim simples como um refresco fresco ao lanche ou então como bebida a acompanhar o almoço ou um lanche reforçado. Mas neste caso não convém ser demasiado fresco para não atrasar a digestão. Podem mesmo diluir mais a consistência do lassi para que o seu sabor não seja tão intenso.

Apesar de poder-se guardar no frigorífico para ir bebendo ao longo do dia, este é melhor consumido na altura em que é feito.

1.Podem utilizar outro tipo de iogurte e adoçante ao vosso gosto. Contudo o lassi é caracterizado pela acidez do iogurte natural a contrastar com o doce da fruta.
2.As quantidades de fruta e iogurte podem ser ajustadas ao gosto de cada um. A adição do sal e cardamomo é opcional, embora sejam importantes para realçar os sabores deste lassi e absorção dos seus nutrientes.Lassi de Papaia

O lassi de papaia pode ser consumido durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado o seu consumo a um copo por refeição. E sejam utilizados ingredientes baixos em Fodmaps, como neste caso a papaia e o iogurte sem lactose.

*O iogurte kefir só deve ser consumido por quem já confirmou que o seu efeito é benéfico e não agrava os seus sintomas digestivos (inchaço e flatulência).

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook. 

Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!

Boa semana. Boa comida. Boa energia.

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *